Rádio Germinal

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Televisão e socialização

QUAL O SEU COMPORTAMENTO DIANTE DA TV?

A mídia televisiva como agente no processo de socialização


A televisão hoje é parte do cotidiano, presente  em todas as casas, entre todas as pessoas, em espaços públicos, praticamente em todos os cantos do planeta, por isso é inegável que ela veio a ser um importante e poderoso veículo de comunicação de massas, que oportuniza e torna acessível entretenimento e informação, que possui força para mobilizar, encantar, integrar culturas, povos e mesmo aproximar a “realidade” de nós, ao adentrar aos nossos lares por meio das imagens, sons, músicas, textos, apresentados em diferentes programas.

No entanto, é preciso reconhecer que a televisão não é um simples instrumento de informação e veiculação de conteúdos específicos, e sim a mais poderosa e influente mídia, que por meio de sua programação, se articula com todas as instâncias sociais. E que no contexto da globalização - acaba por resultar num dos mais importantes meios de divulgação e padronização de comportamentos sociais, eficaz instrumento de incentivo ao consumo e na propagação de ideologias, valores e conhecimentos, sendo capaz de estigmatizar estereótipos, e até preconceitos; servindo muitas vezes para manipular e condicionar a opinião pública.
Desse modo a televisão, na maioria das vezes, tende a transformar o telespectador em mero observador passivo, com uma limitada consciência crítica.

Qual o seu comportamento diante da TV?


Fique ligado! Regularmente somos levados a pensar que os nossos comportamentos não são alterados por causa da televisão e que nossas ações e opiniões não são influenciadas ou manipuladas por intermédio dessa popular mídia. Porém, isso não é verdade.


  • Confira, a seguir, a entrevista com a professora Luciene Dias, Doutora em Antropologia Social pela UNB; uma reflexão crítica sobre a relação entre televisão e sociedade do ponto de vista antropológico.
  • https://soundcloud.com/adriana-rodrigues-24/entrevista-prof-luciene

Professor Nildo esta é a reportagem da avaliação. Meu grupo é formado pelos acadêmicos Adriana Andre Rodrigues, Alisson Batista, Nathália Corrêa, Isadora Mansur e Jaiane Neves

Um comentário: